quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cardozo o jogador mais valioso na Liga Sagres


O avançado paraguaio Óscar Cardozo, do Benfica, é o jogador mais caro no actual mercado de transferências de entre um leque de 13 jogadores do campeonato nacional, analisados pelo grupo Frontier Economics a pedido da Agência Lusa. O estudo da Frontier Economics, realizado pelo gabinete da consultora em Madrid, utilizou um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas do Mundo.
-
"Ranking" da Frontier Economics, segundo uma lista de 13 jogadores:
-
1. Óscar Cardozo (Benfica) 22ME
2. Bruno Alves (FC Porto) 18ME
3. Lucho Gonzalez (FC Porto) 17ME
4. João Moutinho (Sporting) 17ME
5. Lisandro Lopez (FC Porto) 16ME
6. Di Maria (Benfica) 16ME
7. Hulk (FC Porto) 16ME
8. Luisão (Benfica) 15ME
9. Raul Meireles (FC Porto) 11ME
10. Cristian Rodriguez (FC Porto) 10ME
11. Miguel Veloso (Sporting) 10ME
12. Nené (Nacional) 10ME
13. Liedson (Sporting) 5ME
-
O modelo desenhado pela Frontier permite, por exemplo, saber que o valor de um jogador sobe 3,18 por cento por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33 por cento por cada convocatória à selecção. Os golos marcados, apenas são relevantes no caso dos avançados - aumentam o seu valor em 3,4 por cento -, enquanto os sofridos são relevantes no caso dos defesas - o valor cai 0,5 por cento. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4 por cento no seu valor.
-
Ora bem, se Hulk só sai por 40 milhões de euros... O Cardozo só deveria sair por 55 milhões, de acordo com os valores avançados pela Frontier Economics. Como a cláusula de rescisão do paraguaio é de 50 milhões, e de acordo com as estimativas feitas pela SAD corrupta, até foram bastante modestos quando negociaram o contrato do ponta-de-lança que esta época marcou 17 golos na liga Sagres (mesmo tendo gozado da condição de suplente durante mais de metade da época).

Já agora, sabem quantos marcou o incrível Hulk? Oito na liga Sagres, ZERO na Liga dos Campeões. Isto só vem reforçar a imagem que temos da comunicação social em Portugal: um mero joguete nas mãos dos corruptos e um importante aliado na valorização artificial dos jogadores azuis-e-brancos.

Sem comentários: